auto-photos
gretta sarfaty
central galeria, 2021
brochura
56 páginas
bilíngue (português/inglês)
26.5 x 20 x 0.9 cm
ISBN 9786599590603
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livraria martins fontes
livraria gato sem rabo
gretta sarfaty
central galeria, 2021
brochura
56 páginas
bilíngue (português/inglês)
26.5 x 20 x 0.9 cm
ISBN 9786599590603
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gretta sarfaty
central galeria, 2021
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56 páginas
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26.5 x 20 x 0.9 cm
ISBN 9786599590603
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A Central Galeria tem o prazer de apresentar Auto-Photos de Gretta Sarfaty, reedição da icônica publicação de 1978 da artista, pioneira da body art e do feminismo no Brasil. Originalmente editado por Massao Ohno – figura central na cena artística e editorial da época – , o livro é hoje reconhecido por seu pioneirismo, integrando diversos acervos de prestígio como as bibliotecas do MoMA, da Tate e do MAC-USP, entre outros. O volume reúne três séries fotográficas de Gretta – Auto-Fotos (1975), Transformações (1976) e Diário de uma Mulher (1977) –, trabalhos que lidam com temas representativos de sua geração, como a problematização da imagem da mulher nos meios de comunicação de massa.
A nova edição de Auto-Photos é o resultado de um trabalho de dois anos de Gretta, que se debruçou sobre seu arquivo pessoal para a digitalização e tratamento de todos os fotolitos e fotografias do período. Conta com o design do estúdio Bloco Gráfico, que manteve o projeto gráfico da década de 1970 com duas adições pontuais: a inclusão de uma foto da série Diário de uma Mulher, que não foi publicada na época por seu caráter transgressor; e um texto crítico da curadora Mirtes Marins.
“Republicar Auto-Photos é também recuperar parte da constituição histórica e da arte contemporânea no país a partir dos pioneiros que investiram energia e trabalho em aposta pela consolidação de um novo circuito em modelo globalizado”, afirma a curadora.
Sobre a artista: nascida em Atenas e naturalizada brasileira, Gretta Sarfaty destacou-se a partir da década de 1970 com um trabalho multimídia centrado no feminismo e na body art. Ao longo dos anos, seu trabalho foi exibido em diversas instituições ao redor do mundo, como: Centre Georges Pompidou (Paris), Art Institute of Chicago (Chicago), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Moreira Salles (São Paulo/Rio de Janeiro) e MAM-SP (São Paulo), entre outras. Entre suas exposições recentes, destacam-se as individuais Dos nossos espaços vazios internos (Central Galeria, São Paulo, 2019) e Reconciliações (IAB-SP, São Paulo, 2019), além das coletivas Farsa (Sesc Pompeia, São Paulo, 2020) e Histórias da dança (MASP, São Paulo, 2020).
"Republicar Auto-Photos é também recuperar parte da constituição histórica e da arte contemporânea no país a partir dos pioneiros que investiram energia e trabalho em aposta pela consolidação de um novo circuito em modelo globalizado."
/ Mirtes Marins, 2021