eliane duarte: quebracorpo
A obra 'Flor de lótus’ (2005) de Eliane Duarte participa da exposição coletiva Quebracorpo, em cartaz na Carpintaria (Fortes D’Aloia & Gabriel) a partir do dia 25 de janeiro.
De acordo com a divulgação, a mostra curada por Pedro Köberle e Rafael Baumer reúne artistas com obras que apresentam “fraturas, suturas ou costuras em corpos” onde “a figura humana está ausente ou velada, presente apenas em traços, indícios do fazer ou em vias de desaparecimento”.
Eliane Duarte (Rio de Janeiro, 1943 - 2006) utiliza a desconstrução e reconstrução de materiais, como caixas de papelão e tecidos, em suas obras tridimensionais que misturam escultura e pintura. Feitas com costura, recheio e pigmentos, suas esculturas evocam a ideia de organismos vivos e ressoam temas como memória, vida, morte e renascimento.
Vencedora do prestigiado Prêmio Funarte Salão Nacional de Artes Plásticas (1994), suas obras integram importantes coleções públicas, entre elas: João Sattamini/MAC – Niterói, Gilberto Chateaubriand – MAM – Rio de Janeiro, Fondation Cartier pour l’art contemporain – Paris, entre outras.
Eliane Duarte: Quebracorpo
25 jan - 28 fev 2025
Curadoria de Pedro Köberle e Rafael Baumer
Carpintaria, Fortes D’Aloia & Gabriel
Rio de Janeiro, Brasil
eliane duarte, flor de lótus, 2005. foto: ana pigosso