ros4

(gama, 1995)

 
  • Ros4 é uma artista visual e rapper que se destaca por seu trabalho multimídia profundamente autobiográfico, explorando e questionando os padrões hegemônicos. Sua arte reflete não apenas sua própria jornada, mas também serve como um veículo para abordar questões importantes. Os diversos meios de expressão que ela utiliza, como performances, fotografias, vídeos, músicas e rimas, revelam estratégias distintas adotadas por ela para se tornar visível e sobreviver em um mundo marcado por preconceitos e discriminação. Ao colocar seu corpo dissidente no centro de suas criações, Ros4 transforma a narrativa de violência, transfobia e racismo em uma plataforma de resistência. Cada obra dela é um ato de coragem e uma declaração ousada, desafiando as normas e convidando o espectador a refletir sobre questões sociais e de identidade. Através de sua arte, Ros4 não só compartilha sua história, mas também eleva vozes marginalizadas, promovendo mudanças.

    Entre as exposições individuais estão: ESSE CASCO PODE TER TUDO QUE ESSE CASCO QUISER TER!, Central (2024); Thanksgiving, Vortic (2021); e Uma trajetória, Casa da ONU - Brasília (2017). Entre as exposições coletivas estão: Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira - CCBB SP (2023); DOS BRASIS - Arte e Pensamento Negro, Sesc Belenzinho - São Paulo (2023); Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro, Inhotim - Brumadinho (2022); A margem é mais larga que o vão, Central Galeria - São Paulo (2021); Programa Convida, IMS (2020); 36º Panorama de Arte Brasileira, MAM - São Paulo (2019); Histórias Feministas, MASP - São Paulo (2019); 14ª Bienal - Curitiba (2019); Não podemos construir o que não podemos imaginar primeiro, Paço das Artes/MIS - São Paulo (2017); entre outras. Participou da residência; MilesKM, Tanteo Art Residency - Londres(2015).

    / cv

    / instagram

    / youtube

 
 

 
 

"Cadenciada pelo rap, Ros4 salienta as violências e incongruências às quais os sujeitos da comunidade trans estão expostos, e seus afetos defensivos frente aos ataques físicos e simbólicos."

/ Talita Trizoli, 2021

 
 


vídeos

 
 

exposições


notícias

 
Anterior
Anterior

rodrigo sassi

Próximo
Próximo

sergio augusto porto