mariana manhães: corpo botânico, arte clube jacarandá

Mariana Manhães participa da exposição “Corpo Botânico”, que inaugura a nova sede do Arte Clube Jacarandá, no Parque da Catacumba, na Lagoa (Rio de Janeiro).

Com curadoria do artista Vicente de Mello, a mostra reunirá trabalhos de aproximadamente 50 artistas, que, além de Manhães, apresenta nomes como Aderbal Ashogun, Adriana Varejão, Afonso Tostes, Anna Bella Geiger, Arjan Martins, Beth Jobim, Brígida Baltar, Cabelo, Carlos Vergara, Dayse Xavier, Denilson Baniwa, Fernanda Gomes, Fessal, Gabriela Machado, José Bechara, Luiz Zerbini, Mãe Celina de Xangô, Marcela Cantuária, Mulambö, Opavivará, Rafael Adorjan, Raul Mourão, Victor Arruda, Waltercio Caldas, e Xadalu Tupã Jekupe, entre muitos outros.

Vicente de Mello conta que o ponto de partida da elaboração da exposição “foi a especulação das possibilidades oferecidas pelas iconografias singulares dos artistas, e suas perspectivas e parâmetros visuais em práticas sutis e transparentes da estética da natureza, como algo a ser decifrado, por uma lupa que seleciona e re-interpreta dados científicos”. Ele acrescenta que o conjunto das obras dos artistas pode ser chamado de “um gabinete de curiosidades, um pequeno atlas da matéria viva”.


Mariana Manhães: Corpo Botânico
16 dez 2023 - 17 mar 2024
Arte Clube Jacarandá, Parque da Catacumba
Rio de Janeiro, Brasil


 

mariana manhães, cada qual #3, 2016

Anterior
Anterior

ros4: encruzilhadas da arte afro-brasileira, ccbbsp

Próximo
Próximo

c. l. salvaro: objeto sujeito, museu paranaense (mupa)