lourival cuquinha: transição de fase
Cinco obras da série 'Transição de fase', de Lourival Cuquinha, podem ser vistas entre 24 e 28 de setembro, em dois dos principais pontos do Centro Histórico de Recife. Essa é a primeira vez que o projeto é apresentado na capital pernambucana.
A entrevista com imigrantes que trabalham como vendedores ambulantes é ponto de partida para o processo das obras. Após a conversa gravada, uma parte ou toda a mercadoria é comprada pelo artista, que fotografa os entrevistados de frente e de costas. Um cachê é oferecido pelas imagens, com valor equivalente aos produtos vendidos. A fotografia é impressa em uma superfície de cédulas de real que, somadas, tem valor equivalente ao do cachê e do custo da mercadoria. O conjunto apresentado ao público é formado pelo retrato de cada vendedor ao lado do que se comercializa. Na montagem em Recife, as entrevistas com Momar Mbaye, Noelis Quijada, Amâdou Touré e Maria Del Valle Calderón Moreno, também integram a estrutura de exibição.
”O nome da exposição Transição de Fase é o jeito que você se torna. Pensei nesse conceito da física, que é quando você está indo do sólido para o líquido e fica meio instável, e tem que se reinventar. É como os imigrantes, que se sentem transicionando, refazendo sua matéria, corpo, pensamento, alma, mente.” conta Lourival Cuquinha em entrevista sobre o projeto para Carol Botelho, na Revista Continente.
Lourival Cuquinha: Transição de fase
24 - 28 set 2024
Pátio de São Pedro e Rua da Imperatriz
Recife, Brasil