gretta sarfaty: revelações, marli matsumoto arte contemporânea
Neste sábado, 24 de setembro, Gretta Sarfaty inaugura Revelações na Marli Matsumoto Arte Contemporânea. Realizada em parceria com a Central Galeria e com curadoria de Tálisson Melo, a exposição compreende a reencenação da performance A Maga (1978) – que acontece durante a abertura, das 15h às 20h – e a exibição da série fotográfica Kabbalah (1984–1985), até então inédita.
Alem da performance, a abertura também terá a apresentação do shofar (tradicional instrumento de sopro) executado por Daniel Szafran, celebrando o início de um novo ciclo na antevéspera do Ano Novo Judaico. Revelações é uma mostra de curta duração e fica em cartaz até 1° de outubro.
Em 1978, Gretta Sarfaty participou do happening coletivo Mitos Vadios, orquestrado por Ivald Granato. Cerca de vinte artistas participaram com propostas efêmeras de performance e instalação – como Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino, Regina Vater, Lygia Pape, José Roberto Aguilar e Marta Minujín. Gretta, totalmente vestida de branco, incarnou uma personagem, A Maga, enquanto perambulava o estacionamento da Rua Augusta abordando pessoas para conversas individuais, leituras de suas mãos e aura, ou breves meditações numa tenda de tecido. Essa foi a primeira performance pública da artista, que prosseguiu em sua busca mística e de interação identidade-alteridade.
Mais tarde, entre 1984 e 1985, vivendo em Nova York, Gretta passou a frequentar lições de Kabbalah no Eastern Parkway, Brooklyn, e as festas da comunidade judaica local. Tendo sido uma das primeiras mulheres a ter acesso às aulas sobre Kabbalah, carregou sua câmera fotográfica e realizou uma série de registros das interações entre as pessoas numa observação aguda e sutil das dinâmicas sociais que a circundavam.
Gretta Sarfaty: Revelações
Curadoria Tálisson Melo
24 set – 01 out 2022
Abertura e performance
sábado, 24 set, das 15h às 20h
Marli Matsumoto Arte Contemporânea
Rua João Alberto Moreira, 128
São Paulo