gretta sarfaty: chão da praça, pina contemporânea

A performance Modificação e apropriação de uma identidade autônoma, de Gretta Sarfaty, será reencenada por Val de Souza na Pina Contemporánea no dia 24 de junho.

A performance, encenada por primeira vez em 1980, integra a exposição Chão da praça: obras do acervo da pinacoteca com curadoria de Ana Maria Maia e Yuri Quevedo com colaboração de Ana Paula Lopes, Horrana De Kassia Santoz, Pollyana Quintella, Renato Menezes, Thierry Freitas e Weslei Chagas.

Modificação e apropriação de uma identidade autônoma (1980) é uma performance criada em parceria com Elvio Becheroni (1934-2000). A sequência revela a artista dentro de uma grande estrutura de papel que funciona “como uma jaula aprisionadora do corpo, com amarras antes invisíveis” (Pollyana Quintella, 2020). Ela então executa uma coreografia que lentamente destrói as grades de dentro para fora. Além da própria libertação, seu ato promove uma transformação no espaço, à medida em que a rigidez ortogonal do grid de início é substituída pelas formas curvilíneas do papel recortado. Sua duração é de 10 minutos e 34 segundos, tempo do áudio que estará tocando em caixas de som durante a realização da performance.


gretta sarfaty: chão da praça
24 jun 2023
Pina Contemporânea
São Paulo


 

val de souza na reencenação da pergormance de gretta sarfaty, modificação e apropriação de uma identidade autônoma

Anterior
Anterior

ros4: dos brasis - arte e pensamento negro, sesc belenzinho

Próximo
Próximo

carmézia emiliano: el viaje interminable, espacio cultural del palacio pereda