estande U2 / setor uni, curado por germano dushá e benedicta m. badia
aycoobo (wilson rodríguez)
26 – 30 jun 2024
estádio do pacaembu, são paulo
-
A Central e o Instituto de Visión apresentam a obra do artista Aycoobo (Wilson Rodríguez) em estande solo na terceira edição da ArPa, em São Paulo. O estande integra o setor UNI da feira, curado por Germano Dushá e Benedicta M. Badia. A dupla reúne galerias da América Latina e do Caribe cujos artistas abordam "o mistério vital que nos cerca e nos compõe", como pontuado na divulgação da ArPa.
Esta é a segunda vez que a obra do artista, nascido em 1967 em La Chorrera, Colômbia, será apresentada no Brasil. Aycoobo é um dos últimos representantes vivos do povo Nonuya, junto a seu pai e mestre, o também artista Abel Rodríguez (don Abel ou Mogaje Guihu, na língua Nonuya). Atualmente, Aycoobo vive e trabalha em Bogotá, capital colombiana, e tem parte de sua obra apresentada na 60ª Bienal de Veneza, Foreigners Everywhere.
Seu processo criativo está estreitamente ligado à ancestralidade amazônica e à 'lei de origem', que condensa mitos e conselhos sagrados da cosmovisão Nonuya. A partir da conexão com o sagrado, Aycoobo transpõe a sensibilidade espiritual e física para suas acrílicas sobre papel. "Eu posso sentir [o sagrado] no imaginário ou posso perceber a partir da minha visão", afirma o artista em entrevista de 2021 ao Uniting Narratives with Arts.