17 mai - 26 jul 2025
texto de yuri quevedo
sergio augusto porto, varas de alumínio no cerrado, 1970 (detalhe). foto: cortesia do artista
-
A Central apresenta, a partir de 17 de maio, a segunda exposição individual de Sergio Augusto Porto na galeria. Com texto de Yuri Quevedo, curador da Pinacoteca de São Paulo, “Espaço do Invisível” reúne obras históricas e projetos inéditos realizados especialmente para a mostra.
Em “Espaço do Invisível”, a Central apresenta três núcleos de obras do artista — dois deles exibidos ao público pela primeira vez. “É a oportunidade de ver uma pesquisa consistente, com poucos paralelos em sua época e que, apesar dessas características, se manteve à margem das antologias dedicadas ao início da arte contemporânea entre nós”, comenta Quevedo no texto que acompanha a exposição.
Entre os trabalhos selecionados estão oito desenhos em nanquim sobre papel, realizados em 1971 a partir da paisagem de Brasília; a série "Vidros Canelados", concebida pelo artista em 1990 e desenvolvida neste ano; e a terceira montagem de "Varas de Alumínio no Cerrado”, criada originalmente em 1970 e apresentada pela última vez em 2024, na exposição coletiva “Brasília: A Arte do Planalto”, no Museu Nacional da República. -