02 set - 25 out 2025
texto de natália quinderé
-
A Central apresenta a partir de 02 de setembro a individual de Gabriela Mureb, "Cavalo-vapor”. A exposição inaugura a nova sede da galeria, ocupando os dois andares do espaço com instalações, esculturas e um filme.
“Crash” (2023) integra o corpo de trabalhos da mostra e será apresentado pela primeira vez no Brasil. Realizado por Mureb durante o programa de residência da Salta art o filme acompanha o processo de desmanche de um carro de teste no Centro de Desmontagem e Reciclagem da BMW, em Unterschleißheim, região metropolitana de Munique. As cenas que aparentemente registram caos e desordem, apresentam gestos cirúrgicos que dissecam o veículo para que se torne novamente matéria industrial, em um ciclo de morte e vida que ecoa a mecanização onipresente no mundo contemporâneo.
Artista em destaque na Trienal do New Museum em 2021 e na 13ª Bienal do Mercosul em 2023, Gabriela Mureb elabora, em sua obra, ruídos entre corpo, objetos técnicos e máquinas, em trabalhos que se apresentam ora como sobreposições de engrenagens, ora como sistemas em funcionamento.“Mureb aprofunda sua pesquisa, por meio da mistura de materiais duros, moles, fluidos, térmicos, fumaça, ferrugem e graxa. A partir dessas montagens, a artista oferece experiências sensoriais aos espectadores, por meio do calor, do cheiro e dos ritmos maquínicos.” comenta a curadora, pesquisadora e artista Natália Quinderé, que assina o texto crítico da exposição.
-
[em breve]