marilia furman: interversão - arte e cultura de extrema direita no brasil

Marilia Furman ministra o curso “Interversão - Arte e cultura de extrema direita no Brasil” no Centro de Pesquisa e Formação Sesc, em São Paulo. O curso propõe investigar e analisar a produção cultural e artística de setores, civis e militares, da extrema direita brasileira, como parte de uma Guerra Cultural em curso no Brasil.

Deslegitimada pelo circuito oficial de arte enquanto expressão artística  e cultural, ou seja, como síntese de significados sociais essa produção acaba subestimada em sua capacidade de moldar subjetividades. Frequentemente inacessível, porque produzido para circulação em bolhas bolsonaristas para consumo próprio, esse material tem sido lido por setores do  "campo progressista" na chave de uma "crise estética" e analisada através da  lente da ridicularização e do "mau gosto".

Em quatro encontros serão apresentados casos específicos de formalização estética do pensamento da direita radicalizada, além de parâmetros de comparação aceitos e legitimados pelo circuito oficial de arte contemporânea, para leitura e discussão coletiva, nas quais buscaremos levantar perguntas e hipóteses de compreensão de tais fenômenos culturais, para além da chave folclórica ou cômica que estes têm sido lidos.

As incrições podem ser feitas até 18 de outubro no site do CPF Sesc.


Marilia Furman: Interversão - Arte e cultura de extrema direita no Brasil
18 out - 8 nov 2024
Centro de Pesquisa e Formação Sesc
São Paulo, Brasil


 

marilia furman, sem título (da série fascios), 2021. foto: cortesia do artista

Anterior
Anterior

c.l. salvaro: 12ª junta

Próximo
Próximo

c.l. salvaro: lapso